Confederação Brasileira de Cinofilia
Fédération Cynologique Internationale

CBKC -- FCI

Padrão Oficial das Raças


Dálmata

 

Classificação F.C.I.:
Grupo 6 - Sabujos e Rastreadores de Sangue.
Seção 3 - Dálmata.
Padrão nº 153 - 23 de junho de 1988.
País de origem: Iugoslávia.
Nome no país de origem: Dalmatinac.
Utilização: Companhia.
Prova de trabalho: para o campeonato, independe.

ATENÇÃO: O padrão oficial é o original em francês. A tradução e os comentários foram feitos apenas para gerar uma facilidade.

APARÊNCIA GERAL: um cão cujas manchas numulares (de numismática*) (pequenas e redondas) constituem um traço característico. O Dálmata é bem proporcionado, forte, musculoso e ativo. De linhas harmoniosas, sem ser grosseiro, nem rústico.

(*) Numismática: Ciência que estuda a história através das moedas de cada país; estudo de moedas.

CARACTERÍSTICAS: um cão elegante, boa presença, podendo fezer prova de muita resistência e de movimentação ágil.

TEMPERAMENTO: social e amistoso. Atrevido e auto confiante, corajoso sem agressivo.

CABEÇA: de comprimento moderado, crânio chato, de razoável largura entre as orelhas, bem modelado à frente das orelhas, guardando certa moderação. Stop moderado. Cabeça sem rugas. Focinho longo e poderoso, nunca afilado. Lábios secos, moderadamenta ajustados aos maxilares. A trufa é preta, na variedade preto, e marrom, na variedade fígado.

OLHOS: de tamanho médio, inserção moderadamente afastados, redondos, espertos e brilhantes; expressão inteligente; de cor escura nos cães de manchas pretas; tendendo ao âmbar nos de mancha fígado, o contorno dos olhos acompanha a cor da pelagem, preto, nos pretos, e marrom, nos de cor fígado.

ORELHAS: de inserção bem alta e de tamanho médio, bem largas na base, e diminuindo até a ponta arredondada.

MAXILARES: fortes, articulação em tesoura perfeita (1), regular (2) e completa (3), isto é, os incisivos superiores ultrapassam, tocando, com a face posterior, a face anterior dos incisivos inferiores.

(1) Perfeita: articulação em tesoura, onde os incisivos ultrapassam os inferiores até a metade, tocando-os pela frente.
(2) Regular: com todos os incisivos alinhados.
(3) Completa: todos os incisivos estão igualmente articulados em tesoura.

PESCOÇO: de bom comprimento, graciosamente arqueado; elegante, diminuindo em direção à cabeça; sem barbelas.

ANTERIORES: ombros moderadamente inclinados, bem modelados e musculados. cotovelos trabalhando bem ajustados, rente ao tórax e corretamente direcionados para a frente. Membros perfeitamente retos. Ossatura de seção redonda e forte até a pata, com uma leve curvatura na articulação do carpo.

TRONCO: o peito, moderadamente, largo e profundo, cernalha bem marcada; dorso forte e reto; lombo forte, bem modelado, com flancos bem cintados, musculosos e levemente esgalgados.

POSTERIORES: roliços, musculatura bem modelada, pernas bem desenvolvidas, joelho bem angulado e jarretes bem desenhados.

PATAS: redondas, compactas, dedos bem arqueados (pés de gato), almofadas plantares redondas, duras e elásticas. Unhas brancas ou pretas nos cães de manchas pretas; brancas ou marrons nos cães de manchas fígado.

CAUDA: de comprimento próximo ao nível do jarrete, grossa na raíz, afinando gradualmente para a ponta. Inserção média, portada com uma leve curva para cima sem jamais enrolar. Deve ter manchas arredondadas de preferência.

MOVIMENTAÇÃO: o Dálmata é bem fluente na sua movimentação de movimentos bem uniformes, poderosos, rítmicos, com passadas longas. Visto por trás, os membros deslocam-se em planos paralelos, os posteriores fazem uma pista única com os anteriores. As passadas curtas e jarretes em foice, são defeitos.

PELAGEM: curta, dura e densa, de aspecto liso e brilhante.

COR: a cor base é o branco puro. Os cães de manchas pretas tem numerosas manchas redondas como moedas, pequenas e pretas. Nos de manchas fígado, essas pequenas manchas redondas são de cor marrom-fígado. Essas manchas não podem misturar-se. Ela são redondas e bem definidas do tamanho de uma moeda de 50 pences (peça de 50 centavos franceses a uma peça de 5 francos franceses); o mais bem distribuídas possível. As manchas das extremidades devem ser menores do que as do tronco. As pelagem com placas de cor, tricolores e com pequenas manchas limão sao proibidas. As nuances de bronze nas manchas numulares é um defeito de cão adulto.

TAMANHO: harmonia geral é de suma importância, a altura, na cernelha, ideal é de 58,5 a 61 cm, para os machos, e 56 a 58,5 cm, para as fêmeas.

FALTAS: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa na bolsa escrotal.

Home/Histórico/Dálmata/Dobermann/Saluki/Fotos Divertidas/Links Caninos